top of page

Carlos Conde foi o primeiro coordenador de Jornalismo

  • Foto do escritor: Primeira Impressão
    Primeira Impressão
  • 3 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Ao longo desses 30 anos de história, o curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília contou com quatro coordenadores: Carlos Conde, Rodolfo Amaral, Gerson Moreira Lima e Robson Bastos. A graduação surgiu em 1993 e a primeira turma contava com exatamente 100 alunos.


Formado em Direito e Jornalismo, Conde foi o primeiro responsável pela coordenação do curso. Além da sua atuação na Unisanta, trabalhou como editor chefe no Jornal A Tribuna por 10 anos. Também cobriu o Santos Futebol Clube por alguns anos, quando trabalhava no jornal Última Hora.


Carlos Conde
Carlos Conde também foi editor-chefe do jornal A Tribuna

A estrutura do curso foi feita por Conde, já que era o primeiro coordenador e era o início do curso.

“Priorizava ensinar como fazer entrevistas e incentivava muito a leitura e escrita, é o que considero mais importante”.

Para ele existe vocação e profissão, considera que nasceu com a paixão pelo jornalismo, pois desde cedo adorava ler, mas em Santos só tinham dois cursos, Direito e Filosofia.


Conde tinha apenas 18 anos quando começou a cobrir o Santos Futebol Clube. Ele entrava no vestiário, no gramado durante os treinos e jogos e participava de praticamente tudo. Além da grande amizade que fez com Pelé, ele era muito amigo do técnico Lula. Por isso, tinha bastante informações.


Depois, Conde foi para Brasília cobrir Itamarati e embaixadas. Segundo ele, suas experiências mais fascinantes foram a cobertura esportiva do Santos e a política em Brasília. O que lhe deu mais alegria durante a carreira foi ganhar o prêmio Esso de Jornalismo.


Atualmente, Conde está trabalhando na biografia do jornalista Juarez Bahia, além de escrever uma crônica por mês em A Tribuna. As crônicas são baseadas em situações diversas, em fatos verdadeiros, fictícios, vivências, homenagem a familiares, falando do passado de Santos, principalmente das décadas de 40 e 50.


Como recado e conselho para os alunos, ele destaca:

“ É importante preparar os alunos para escrever bem e apurar bem, ler bons livros, ler a revista Piauí, pois considero o melhor texto da imprensa brasileira e tem reportagens bem aprofundadas”.

A respeito de amizade com fontes, Conde observa:

“Você ganha muitas informações, mas ao mesmo tempo fica difícil publicar tudo que você sabe, é uma sutileza e te ensina muito também”.

Quando Conde deixou o cargo de coordenador do curso, o jornalista Rodolfo Amaral entrou no seu lugar, mas também ficou por um breve tempo, sendo sucedido por Gerson Moreira Lima.



Texto e diagramação: Ana Beatriz Oliveira

Edição digital: Diogo Andrade Cardoso


Comentários


bottom of page