Passageiros lidam com calor intenso em ônibus sem ar-condicionado
- Primeira Impressão

- 27 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Nos ônibus intermunicipais da Baixada Santista, passageiros enfrentam condições severas
por Renan Pablo / junho de 2024
Na Baixada Santista, aproximadamente 500 ônibus são responsáveis pelo transporte coletivo intermunicipal nas nove cidades da região. A frota, gerida pelo consórcio BR Mobilidade, é uma das poucas em todo o estado de São Paulo que não possui a maioria de seus veículos com climatização.
Diante das altas temperaturas que afetam o Brasil, usar o transporte público tem se tornado um verdadeiro desafio. Essa é a experiência do estudante de Cinema e atendente Elias Ávila, que viaja na linha 936 (Cota 200/Ponta da Praia) para trabalhar. No calor intenso, ele relata que os passageiros tentam maneiras de se refrescar no ônibus:
“Vejo muitas pessoas se abanando durante o trajeto ou evitando sentar nos bancos onde o sol bate porque mesmo com ele andando, quase não tem circulação de ar e quando há trânsito lento piora a situação”.
Apesar das dificuldades, Elias nunca presenciou alguém passando mal durante o trajeto. “Eu nunca cheguei a desmaiar dentro do ônibus ou presenciei alguém desmaiar, mas já passei mal com quedas de pressão devido ao calor”.
Por outro lado, a manicure e estudante de psicologia, Natália Diogo, não teve a mesma sorte. No mês mais quente de 2023, ela desmaiou devido ao calor no caminho para a faculdade. Natália usa o ônibus 931 (Jardim Samambaia/Paquetá) todas as manhãs para ir da Vila Antártica até a faculdade Unip, em Santos.
“Como sempre o ônibus estava lotado e frequentemente eu ficava antes da catraca quando embarcava. Dessa vez não foi diferente, eu peguei o ônibus, consegui passar da catraca, mas não consegui ir para a parte de trás do ônibus. Quando passou um ponto do trajeto eu comecei a me sentir mal, com fraqueza e tontura. Os barulhos começaram a ficar distantes e depois disso só me lembro de acordar com as vozes dos passageiros me chamando”.

Enquanto isso, a passagem segue aumentando...
Apesar das condições precárias de operação, a companhia decidiu aumentar os preços das passagens em todas as linhas no primeiro semestre de 2024. As tarifas não eram ajustadas desde 2020, e o novo reajuste de 13,64% entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
A medida gerou críticas dos usuários nas redes sociais, que destacaram a ausência de climatização nos veículos. Esse equipamento já está presente nas frotas de ônibus municipais e no veículo leve sobre trilhos (VLT), que também é operado pelo mesmo consórcio.
"Pelo fim da sauna móvel"
Após diversas solicitações dos usuários do transporte coletivo, a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) colocou a demanda por ônibus climatizados entre suas prioridades legislativas. Com a campanha “Pelo fim da sauna móvel”, a deputada está coletando assinaturas de passageiros do transporte público.
De acordo com Solange Freitas, estão em andamento negociações entre o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a empresa BR Mobilidade para assegurar a instalação de ar-condicionado nos ônibus.
“Após discutir com o governador sobre a necessidade de climatização nos ônibus da Baixada Santista, a EMTU foi solicitada a realizar um estudo sobre o problema. Agora, aguardamos uma autorização do Governo do Estado para iniciar o processo contratual e o investimento necessário para climatizar o transporte coletivo intermunicipal da Baixada Santista.”
No entanto, a deputada observa que ainda não há uma previsão definida para a implementação dessa melhoria: “Ainda não temos uma data confirmada para a climatização dos ônibus intermunicipais. Por isso, continuarei cobrando uma maior agilidade da EMTU e do governador e conto com o apoio da população para assinar o abaixo-assinado, que é crucial para essa causa.”
O cenário em agosto de 2024
Passados quase seis meses desde o lançamento do abaixo-assinado proposto pela deputada Solange Freitas, o cenário na Baixada Santista volta a ter esperanças.
Em pronunciamento feito no dia 13 de junho de 2024, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a chegada de 100 novos ônibus climatizados na região:
“Cheguei aqui em Bertioga e a Solange já veio me perguntando. E os ônibus da EMTU? Eu falei. Os ônibus da EMTU? Aqueles que você vem pedindo pra ter ar-condicionado? Terão ar-condicionado! Serão 100 ônibus novos com ar-condicionado: 50 chegando em setembro e 50 chegando em novembro. A gente vai proporcionar conforto para os cidadãos da Baixada Santista”, garantiu o governador.
Na madrugada do dia 22 de agosto começaram a chegar os primeiros coletivos climatizados no município de São Vicente. Ao todo, serão 100 novos ônibus para a Baixada Santista: 50 com previsão de entrega até setembro e a outra metade até novembro deste ano.
"É uma conquista nossa, é um trabalho nosso. Desde o ano passado lutando para mudar essa realidade. Eu estou muito feliz pelos passageiros, pelos motoristas que vão ter uma condição muito melhor, agora, no dia a dia", comenta a deputada.
Editado por Marcela Perdigão / Agosto de 2024




Comentários