top of page

Passageiros lidam com calor intenso em ônibus sem ar-condicionado

  • Foto do escritor: Primeira Impressão
    Primeira Impressão
  • 27 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Nos ônibus intermunicipais da Baixada Santista, passageiros enfrentam condições severas

por Renan Pablo / junho de 2024


Na Baixada Santista, aproximadamente 500 ônibus são responsáveis pelo transporte coletivo intermunicipal nas nove cidades da região. A frota, gerida pelo consórcio BR Mobilidade, é uma das poucas em todo o estado de São Paulo que não possui a maioria de seus veículos com climatização.


Diante das altas temperaturas que afetam o Brasil, usar o transporte público tem se tornado um verdadeiro desafio. Essa é a experiência do estudante de Cinema e atendente Elias Ávila, que viaja na linha 936 (Cota 200/Ponta da Praia) para trabalhar. No calor intenso, ele relata que os passageiros tentam maneiras de se refrescar no ônibus:


“Vejo muitas pessoas se abanando durante o trajeto ou evitando sentar nos bancos onde o sol bate porque mesmo com ele andando, quase não tem circulação de ar e quando há trânsito lento piora a situação”.

Apesar das dificuldades, Elias nunca presenciou alguém passando mal durante o trajeto. “Eu nunca cheguei a desmaiar dentro do ônibus ou presenciei alguém desmaiar, mas já passei mal com quedas de pressão devido ao calor”.


Por outro lado, a manicure e estudante de psicologia, Natália Diogo, não teve a mesma sorte. No mês mais quente de 2023, ela desmaiou devido ao calor no caminho para a faculdade. Natália usa o ônibus 931 (Jardim Samambaia/Paquetá) todas as manhãs para ir da Vila Antártica até a faculdade Unip, em Santos.


“Como sempre o ônibus estava lotado e frequentemente eu ficava antes da catraca quando embarcava. Dessa vez não foi diferente, eu peguei o ônibus, consegui passar da catraca, mas não consegui ir para a parte de trás do ônibus. Quando passou um ponto do trajeto eu comecei a me sentir mal, com fraqueza e tontura. Os barulhos começaram a ficar distantes e depois disso só me lembro de acordar com as vozes dos passageiros me chamando”.


Cerca de 190 mil passageiros passam pelos ônibus intermunicipais da Baixada Santista diariamente
Cerca de 190 mil passageiros passam pelos ônibus intermunicipais da Baixada Santista diariamente

Enquanto isso, a passagem segue aumentando...


Apesar das condições precárias de operação, a companhia decidiu aumentar os preços das passagens em todas as linhas no primeiro semestre de 2024. As tarifas não eram ajustadas desde 2020, e o novo reajuste de 13,64% entrou em vigor no dia 1º de janeiro.


A medida gerou críticas dos usuários nas redes sociais, que destacaram a ausência de climatização nos veículos. Esse equipamento já está presente nas frotas de ônibus municipais e no veículo leve sobre trilhos (VLT), que também é operado pelo mesmo consórcio.


"Pelo fim da sauna móvel"


Após diversas solicitações dos usuários do transporte coletivo, a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) colocou a demanda por ônibus climatizados entre suas prioridades legislativas. Com a campanha “Pelo fim da sauna móvel”, a deputada está coletando assinaturas de passageiros do transporte público.


De acordo com Solange Freitas, estão em andamento negociações entre o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a empresa BR Mobilidade para assegurar a instalação de ar-condicionado nos ônibus.


“Após discutir com o governador sobre a necessidade de climatização nos ônibus da Baixada Santista, a EMTU foi solicitada a realizar um estudo sobre o problema. Agora, aguardamos uma autorização do Governo do Estado para iniciar o processo contratual e o investimento necessário para climatizar o transporte coletivo intermunicipal da Baixada Santista.”


No entanto, a deputada observa que ainda não há uma previsão definida para a implementação dessa melhoria: “Ainda não temos uma data confirmada para a climatização dos ônibus intermunicipais. Por isso, continuarei cobrando uma maior agilidade da EMTU e do governador e conto com o apoio da população para assinar o abaixo-assinado, que é crucial para essa causa.”



O cenário em agosto de 2024


Passados quase seis meses desde o lançamento do abaixo-assinado proposto pela deputada Solange Freitas, o cenário na Baixada Santista volta a ter esperanças.


Em pronunciamento feito no dia 13 de junho de 2024, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a chegada de 100 novos ônibus climatizados na região:


“Cheguei aqui em Bertioga e a Solange já veio me perguntando. E os ônibus da EMTU? Eu falei. Os ônibus da EMTU? Aqueles que você vem pedindo pra ter ar-condicionado? Terão ar-condicionado! Serão 100 ônibus novos com ar-condicionado: 50 chegando em setembro e 50 chegando em novembro. A gente vai proporcionar conforto para os cidadãos da Baixada Santista”, garantiu o governador.


Na madrugada do dia 22 de agosto começaram a chegar os primeiros coletivos climatizados no município de São Vicente. Ao todo, serão 100 novos ônibus para a Baixada Santista: 50 com previsão de entrega até setembro e a outra metade até novembro deste ano.


"É uma conquista nossa, é um trabalho nosso. Desde o ano passado lutando para mudar essa realidade. Eu estou muito feliz pelos passageiros, pelos motoristas que vão ter uma condição muito melhor, agora, no dia a dia", comenta a deputada.


Editado por Marcela Perdigão / Agosto de 2024





Comentários


bottom of page