“Contato com o meio ambiente na escola forma adultos conscientes”, diz biólogo
- Equipe Agregae

- 6 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Por André Luiz
Biólogo e colaborador da instituição Gota de Leite, Pedro Trasmonte conta sobre os benefícios da educação ambiental na escola.
A preservação do meio ambiente é um assunto que é mais relevante a cada dia que passa e a sua conscientização dentro do ambiente escolar se torna mais importante, onde é proposto a formação de valores, atitudes e a necessidade de uma natureza saudável.

O biólogo Pedro Trasmonte é formado em ciências biológicas pela Universidade Católica de Santos e atualmente colabora com a escola Gota de Leite, onde coordena um projeto de educação ambiental.
Qual é a importância da escola para a preservação do meio ambiente?
A escola é um espaço com imenso potencial para ser um verdadeiro laboratório vivo de conexão, estudo e preservação da biodiversidade, especialmente em áreas urbanas, onde a natureza é tão fragmentada. Estimular o contato com o meio ambiente desde cedo na escola contribui diretamente para a formação de adultos mais sensíveis e conscientes do seu papel no equilíbrio da vida no planeta. São experiências que despertam valores, repensam hábitos e inspiram atitudes individuais e coletivas mais responsáveis com o presente e o futuro da comunidade.
Como o seu trabalho é desenvolvido na Gota de leite?
Na Gota de Leite, atuo como biólogo responsável pelo Projeto Gota+Verde, uma iniciativa de educação ambiental voltada à reconexão das infâncias urbanas com a natureza. Desenvolvemos práticas de jardinagem, horticultura, agroecologia e floresta urbana, sempre com o objetivo de cultivar uma relação afetiva com o ambiente e estimular o cuidado com a vida em todas as suas formas. É uma forma de aprender com a natureza, na prática e no dia a dia.
Como você vê a sua atuação na Gota? Acha que faz diferença?
Acredito que toda escola deveria contar com um profissional da área ambiental liderando seus projetos educacionais, logísticos e institucionais. Minha atuação busca justamente
ter alguém como ponto focal da temática ambiental ajuda a manter esse assunto sempre presente nas conversas, decisões e ações do cotidiano, inspirar e sensibilizar a comunidade com práticas sustentáveis, tornando o cuidado com o planeta algo concreto e próximo da realidade de todos.
O que acha do cenário ambiental de Santos?
Santos tem reconhecida qualidade de vida, muito em função dos benefícios do seu ecossistema urbano, mas ainda enxergo uma atuação muito pontual por parte do município em relação às questões ambientais. Falta uma integração mais ampla e estratégica do tema com a agenda pública, especialmente diante das urgências climáticas que vivemos. Um ponto que destaco é a necessidade de fortalecermos a arborização urbana, algo que impacta diretamente o conforto térmico, a biodiversidade e a qualidade do ar na cidade.




Comentários