Do alto do caminhão à cabine da Sportv
- Alanis Ribeiro
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Desde pequeno, Odinei Ribeiro, 54 anos, narrava partidas de futebol. Começou com o botão, depois futebol de várzea na sua cidade natal, Itanhaém, passando pelos jogos universitários na Unisanta até chegar à Sportv, onde é um dos principais narradores esportivos.
Sua paixão pelo jornalismo vem desde pequeno. Ele conta que sempre acordava cedo com o rádio ligado de seu pai ou de sua mãe, que tinham esse hábito enquanto faziam as tarefas do dia a dia. Em 1991, ele se formaria no curso de rádio, no Senac Santos.

Ao mencionar a Unisanta, cita que tem um papel muito importante e representa um divisor de águas em sua carreira.
Em 1998, trabalhando na Band, sua colega de profissão, Silvia Barreto, lhe sugeriu fazer o curso de Jornalismo, dizendo que teria um futuro promissor.
Assim, ele decidiu arriscar, mesmo não tendo condições financeiras. Contou com a ajuda de um amigo, que pagou-lhe a matrícula do curso.
Após algum tempo foi convidado por Armando Gomes a fazer parte da Rádio Santa Cecília em troca das mensalidades do curso até se formar. No dia a dia da faculdade, sempre chegava na sala cansado e suado, pois chegava direto de seu trabalho, na cobertura no Centro de Treinamento do Santos FC, mas que sempre encarou como algo fundamental para a sua carreira.
Na época, tinha bom relacionamento com seus professores, pois eles entendiam seu lado quando não conseguia estar presente na aula por conta de seus trabalhos de narrador, que era a sua grande meta.
Mesmo tendo toda sua bagagem por conta do curso de radialista e já estar trabalhando na área, cita que na sala de aula ele estava como um aluno, sempre disposto a aprender mais e complementa dizendo que gostava de todas as matérias, pois aprendeu algo novo em cada uma delas, sofria em algumas, mas em outras passava facilmente.
Dicas aos profissionais Para os futuros profissionais, ele explicou sobre as infinitas possibilidades que existem hoje em dia por conta da internet, podendo criar um canal próprio para se desenvolver ou até usar como um portfólio.
Ele falou também sobre a relação do aluno ao concluir o curso: “Precisa ter paciência, pois muita gente ao sair da faculdade vai querer trabalhar na melhor empresa de jornalismo do Brasil. Pode acontecer, mas é raro”, diz. Ele lembra que começou narrando na Rádio Anchieta, em sua cidade natal, em cima de um caminhão.
“Hoje eu estou na Globo (Sportv pertence ao grupo), narro Copa do Mundo, Olimpíadas. Devemos aceitar os desafios e não ficar lamentando, do tipo ‘pô meu, eu não peguei o diploma para trabalhar aqui. Aqui, eu não vou.’ “, enfatiza.
Além de desejar sorte aos novos jornalistas, Odinei Ribeiro enfatiza as vantagens da profissão.
“É uma delícia e por causa dela eu realizo meus sonhos de infância diariamente”, lembra.

Texto: Victor Gouveia / Diagramação: Prof. Fernando Cláudio Peel
Edição Digital: Karina Faleiros




Comentários