Dos bancos universitários para a docência
- henriquemfcorrea
- 12 de set. de 2023
- 2 min de leitura
“Um bom filho à casa torna”, diz o ditado popular. Neste caso, pode-se dizer que “um bom aluno à sala torna”. Para compartilhar conhecimento adquirido ao longo do curso, alunos de Jornalismo formados pela Unisanta voltaram à sala de aula, mas como professores. Assim, eles vivem uma nova realidade. Pelo menos, quatro ex-alunos hoje são docentes do curso. A vivência prática também contribui para o aprendizado das novas gerações.
Aluna da primeira turma do curso, a professora de Telejornalismo, Jamile Guimarães, coordena o programa de TV universitário, Espaço Unisanta, da TV Santa Cecília. Já atuou como repórter e apresentadora em outras emissoras, como a TV Tribuna. No programa, que completou maioridade em 2023, a profissional ainda consegue conciliar seus horários para lecionar.
Um dos maiores desafios é contribuir na formação de novos repórteres e diferentes profissionais para a área:.
“Eu faço questão que os alunos da Unisanta mantenham a ética, o compromisso com a informação e a empatia. Não importa as mudanças que ocorram na profissão, os valores devem ser mantidos. Cada aluno vai encontrar seu diferencial. A gente até dá um empurrãozinho”.
disse Jamile, que atuou na formação decentenas de profissionais hoje espalhados por emissoras do País.

Já a professora Kátia Locatelli ministra a aula de Comunicação Integrada aos alunos do 5º semestre. Ela dá continuidade nos conceitos de Assessoria de Imprensa e de outras áreas
de atuação do jornalista. Para a docente, a formação dos alunos está cada vez mais adaptada ao concorrido mercado de trabalho.
“Eu sempre tive como foco nas minhas aulas passar valores, mas também ser muito prática no sentido de focar no mercado de trabalho”.

Colega de classe da professora, o docente Luiz Nascimento leciona aulas de fotojornalismo aos alunos de 1º e 2º semestres.
Com a experiência já obtida no mercado de trabalho como repórter fotográfico, o profissional destaca que o aprendizado segue dentro de sala de aula
“Sempre haverá essa conciliação (alunos e professores) e aproveitar a sala de aula para melhor aprendizado. Você transmite conhecimento e também recebe. Esse conhecimento decorre do comportamento do aluno. Quando ele está gostando e se interessa, tudo leva você a ter experiência profissional na sua área de atuação”.
afirma o professor.

Mais nova na docência entre os quatro ex-alunos, a professora Nara Assunção ministra aula de Jornalismo Digital para as turmas de 3º e 4º semestres.
A educadora enxerga a área em constante evolução.
“Por conta de todas mudanças tecnológicas e sociais, os caminhos que se formam são uma incógnita para nós que já estamos na área e para os futuros profissionais que precisam se preparar para um mercado cada vez mais multimídia, instantâneo, interativo e universal”.
A professora também comanda o Observatório Chega, projeto realizado na Universidade que dá suporte para discutir temas e combater a violência contra as mulheres.

Texto e diagramação por: Vinicius Figo Edição digital por: Henrique de Mattos




Comentários