Educação ambiental nas escolas: caminhos para um futuro sustentável
- Equipe Agregae

- 22 de abr. de 2025
- 3 min de leitura
Por Gustavo Mussi
A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a conscientização e a transformação das atitudes da sociedade em relação ao meio ambiente.
Em um momento em que enfrentamos desafios globais como as mudanças climáticas, a degradação dos ecossistemas e a escassez de recursos naturais, é essencial que as novas gerações desenvolvam uma compreensão profunda da importância da preservação ambiental.

Neste contexto, a educação ambiental se torna um pilar essencial para formar cidadãos críticos e responsáveis, capazes de adotar práticas mais sustentáveis e de influenciar positivamente suas comunidades e o mundo ao seu redor.
Natasha, professora na escola Aquarela, especialista na área, explora maneiras de engajar a sociedade na proteção do nosso planeta. Suas abordagens e como ela pode ser integrada de maneira eficaz no currículo escolar, nas políticas públicas e nas iniciativas sociais.
- Como você se interessou por educação ambiental?
eu falo sempre que a educação ambiental me escolheu, eu sempre tive uma conexão com a natureza, quando eu era pequena o orquidário era uma floresta imensa e desde pequena meus pais cultivavam este amor pela natureza, ao longo do meu crescimento morei em vários lugares conectados com a natureza, foram experiências e vivências que marcaram muito meu ser, eu acho que não teve outra escolha a não ser ir por esse caminho mesmo, fazer isso minha bandeira e meu propósito de vida.
- Na sua opinião, qual o papel da educação ambiental nas escolas hoje?
Eu acredito que trabalhar com educação ambiental, ele é um trabalho muito desafiador, um trabalho muito de formiguinha, que provoca muito a gente como educador a se desconstruir a questionar e a ter contato com esse desconforto e ir atrás de diversidades culturais, de diversidades de contextos, trabalhar como educadora é uma esperança que eu tenho de poder multiplicar esse pensamento crítico a ponto de a gente entender que a gente é agente de transformação, e não “ai to vendo no jornal que isso tá acontecendo” acho que é um trabalho essencial, tem que ir além da disciplina, é necessário ter um espaço de conversa onde eu chamo de educação ambiental acho que faz a gente vir pra esse momento de reflexão.
- O que você acredita ser fundamental para preparar as novas gerações para os desafios ambientais do futuro?
Quando a gente tem esse espaço legalmente, para falar da educação ambiental na escola, a gente traz uma forma de fortalecer o papel que ela tem que é criar agentes de transformação, trabalhar pensamento crítico, mas de uma forma contextualizada a educação ambiental ela é uma possibilidade de aproximar os jovens do contexto que elas estão, do momento que elas estão, fazer uma reflexão de como era antes e de como pode ser, como resolver os problemas, acho que é o mínimo que a gente pode fazer, nada melhor que entender o que está acontecendo no ambiente que a gente tá.
- Como você imagina a evolução da educação ambiental nos próximos anos?
Eu acredito que a gente tá num momento de um desafio que a gente conseguiu chegar, acho que a gente pensando em evolução ambiental é muito mais sobre resgate e busca de algo que se perdeu lá atrás, acho que é muito mais a gente se voltar pra saber sobre os ancestrais do mundo, aqui no Brasil temos o privilégio de ter os povos originais
Acho que pra ter uma evolução precisa parar, escutar e junto conseguir pensar numa evolução de fato, falamos muito sobre os movimentos ambientais, onde não existem mais sustentabilidade, por quê não existe mais um sustentável, por quê chegamos num nível onde o sustentável não basta, estamos num limite de conseguir um processo de regeneração onde a gente crie mais vida.
- Como podemos usar a tecnologia a favor da educação ambiental?
Acredito que a tecnologia pode auxiliar muito, um exemplo que eu até falei sobre os povos originários, temos acesso a informação de forma muito fácil, possibilitando usar aplicativos, redes sociais e conexões... acho que é necessário um discernimento de como usar essa tecnologia.
- Quais são os maiores obstáculos para uma educação ambiental efetiva no Brasil?
Acho que a educação ambiental tem muitos obstáculos no mundo, a humanidade esqueceu nosso lugar na natureza, vivemos num planeta que é um grande ecossistema vivo onde muitas espécies interagem o tempo todo, onde cada uma exerce seu papel, com objetivo de criar mais vida nesse sistema, o ser humano ainda se vê diferente da natureza, vendo-a como um recurso a ser explorado, para ser usufruído, mas a natureza é nossa casa.
- Como as escolas podem engajar mais os alunos em ações práticas de preservação?
Eu acredito que a escola é o primeiro grande laboratório que as crianças têm para testar as coisas, quando pensamos numa educação ambiental contextualizada onde trazemos os problemas reais, as crianças se sensibilizam e se sentem na obrigação de fazer algo.




Comentários