top of page

Fundação Parque Tecnológico de Santos: sustentabilidade e inovação no radar

  • Foto do escritor: Primeira Impressão
    Primeira Impressão
  • 27 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A Fundação Parque Tecnológico de Santos foca em impulsionar novas ideias e negócios

Por Daniel do Nascimento

A cada dez empresas abertas, seis fecham a cada cinco anos. Para este número cair drasticamente de maneira a que a empresa tenha continuidade em suas atividades, gerando empregos, renda e contribuições sociais e fiscais, há a necessidade de se pensar também em um futuro sustentável. Esta é a proposta que a Fundação Parque Tecnológico busca, usando a tecnologia como ponto de apoio para a geração de empregos e negócios. “A Fundação propõe criar um ambiente amigável para que empreendedores transformem o mundo”, explicou o presidente da fundação, Eduardo Bittencourt.


O moderno prédio foi inaugurado em 2020 e seu mobiliário entregue no ano passado, fazendo que o espaço pudesse ser aproveitado em sua capacidade, garantindo as oportunidades para que profissionais da área de tecnologia e afins possam aumentar seu potencial na geração de negócios e empregos. No cargo há um ano, Bittencourt aponta os principais objetivos de sua administração, prioridades e desafios. “Parque Tecnológico é uma fundação pública, que atua como um grande facilitador entre poder público, universidades, academia e o mercado”, explicou.

A Fundação procura jovens empreendedores para fazer seus sonhos virarem realidade

Assim, seu papel é entender o que cada um tem de necessidade para conseguir fazer a interlocução entre as partes. “Na prática, por exemplo, a Secretaria de Turismo tem o Museu Pelé que quer trabalhar com mais tecnologia e experiência. Assim, fizemos uma cooperação. Estamos olhando para o mercado, de como atrair empresas e universidades para tornar o museu com novas experiências. Como TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) podem virar startups, projetos e produtos, É algo que apoiamos” diz o profissional, com larga experiência no setor de start ups.


1º Santos Summit destaca o potencial do Município para a inovação


Em março, o Parque Tecnológico promoveu o evento Santos Summit, entre os dias 7 e 9 . O evento reuniu 5 mil participantes nos três dias agrupando empreendedores, acadêmicos, universitários, CEOs de startups em um cenário de inovação e tecnologia de informação. O principal objetivo foi o de atrair jovens empreendedores que estão começando em suas respectivas áreas profissionais.


O evento apresentou mais de 200 palestrantes em diversas áreas como informática, games, energia sustentável, entre outras áreas. O público presente deu contribuições e todas as resoluções tiradas da discussão irão constar do documento nacional da Conferência, definindo os rumos das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no País, tratando-se de um evento de caráter e interesse público.


Gestão visa dar continuidade a projetos

Bittencourt: visão de futuro - Reprodução Prefeitura de Santos

Cada gestão dos presidentes da Fundação aconteceu em uma época e até hoje há uma continuidade no trabalho de cada administração. Assim, todos atuaram e trabalham em favor do que os empreendedores buscam e como a Fundação Parque Tecnológico pode auxiliar nos objetivos de cada empresa. “A gente é passageiro nessas gestões. Trabalhamos para que daqui há 20, 30 anos, eu brincando com minha filha, veja e fale que hoje é algo muito importante para a cidade, gerando renda, recursos. Todo mundo sabe que Santos é um polo de inovação e o nosso trabalho é o de assegurar a continuidade dos empreendimentos de maneira sustentável”, afirmou Bittencourt. A Fundação Parque Tecnológico de Santos está situada à rua da Constituição, 308, no bairro Vila Nova.

Editado por Marcelly Moreira










Comentários


bottom of page