top of page

Gerações distintas, mas sem perder a paixão pela profissão

  • Foto do escritor: Primeira Impressão
    Primeira Impressão
  • 5 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2023

Com 21 anos de diferença atuando como profissionais, Vinícius Pinheiro e Amanda

Oliver relembram passagens pela faculdade



Gerações distintas relembram momentos importantes ao longo da trajetória acadêmica, enriquecendo o curso e passando seus conhecimentos adiante ao longo de suas carreiras. Com 21 anos de diferença de formados, alguns desses destaques são os ex-alunos Vinícius Pinheiro e Amanda Oliver.

Retrato
Vinícius Pinheiro tem 21 anos de diferença entre os formandos

Ele se formou em 1999. Logo seguiu a carreira do jornalismo econômico, tendo passagem por veículos como O Estado de S. Paulo e Valor Econômico. Atualmente, é diretor de redação da empresa Seu Dinheiro, que trata de finanças pessoais.


Além de jornalista, também é escritor e tem três romances publicados, sendo o último deles “Os Jogadores”, da Editora Planeta.


Com mais tempo de profissão, Vinícius lembra sobre como tudo começou.


“O principal aprendizado na faculdade ocorreu nas oportunidades de colocar a mão na massa. Escrever, editar e montar matérias foi muito importante para minha formação. Eu me recordo que o Portal Unisanta foi um dos primeiros veículos que foram para Internet, que se digitalizou, e isso teve um papel importante na minha experiência”.


“Além das oportunidades de discutir Jornalismo, eu também me lembro dos arredores da faculdade. Sinto falta da minha antiga turma. Essa convivência até me inspirou muito enquanto escrevia meu primeiro romance, que se chama O Roteirista”.

“Uma história como essa, que já completa 30 anos, é trilhada por alunos e professores e continua sendo levada por quem já se formou. Eu levo o nome da Unisanta junto com a minha carreira”, finaliza Vinícius com um toque de nostalgia.



No início, jornalismo solidário


Mulher segurando um microfone verde
Amanda (23), repórter da TV Cultura

Amanda, de 23 anos, se formou em 2020 e atualmente trabalha na TV Cultura Litoral como apresentadora, co-apresentadora, repórter e redatora no Portal Costa Norte.


Apesar de pouco tempo de profissão, graças ao seu esforço, ela vem fazendo uma grande diferença no cenário do jornalismo do litoral paulista.


“Apesar de ter tido uma certa sorte, eu sempre me esforcei muito para criar experiência e estagiei em vários lugares que me abriram portas para onde estou agora”, explica.


Amanda também comenta sobre como se apaixonou pela profissão: “Tudo que a gente aprende na faculdade, usamos no trabalho. É meio puxado e temos que nos adaptar a muitas exigências, mas tem suas partes boas! A minha paixão pela profissão nasceu com o jornalismo solidário, quando eu consegui ajudar uma família que passava por necessidade graças a uma matéria”.


“Atualmente, sou mais voltada à causa animal. Escrevo e divulgo campanhas de resgate e arrecadação. É isso que amo fazer. Mas independente do contexto, o Jornalismo é um serviço social que ajuda o próximo e transforma vidas”.

“Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história! A Unisanta faz parte da minha vida acadêmica e é muito mais que uma universidade. Tenho orgulho de ter aprendido com todos os professores, que até hoje mantenho contato e tenho um carinho imenso. São incríveis, empáticos e muito preparados”, finaliza. (ABUC)



Conheça o repórter que cobre os maiores eventos esportivos do mundo


O jornalista Alex Sabino sempre teve paixão por ler e escrever. Esse foi o principal motivo para escolher a profissão. Em 1995 fez parte da terceira turma de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, até se formar em 1998. No ano seguinte, foi trabalhar no Boqnews, e de 2001 a 2008 foi correspondente do jornal Lance em Santos.


Homem tirando uma selfie em um estádio de futebol
Jornalista Alex Sabino (turma de 1998)

Mudou-se para São Paulo para trabalhar no Jornal da Tarde e depois no Diário de São Paulo. A partir de 2013, foi trabalhar na Folha de São Paulo e em 2016 voltou para o portal Lance. No ano seguinte, porém, retornou ao Grupo Folha onde está até hoje.


Ao longo de sua carreira, Sabino cobriu grandes eventos esportivos, como, por exemplo, a Copa América de 2007, na Venezuela. Cobriu também a Copa América de 2011, 2017, ambas ocorridas na Argentina e a de 2019 no Brasil.


Também cobriu Champions League, Libertadores da América, Olimpíadas de 2016 no Brasil e a de Tokyo em 2020, e as Copas do Mundo de 2014 no Brasil, 2018 na Rússia e agora 2022 no Catar.


“Sempre é uma experiência importante não só profissionalmente mas também é cultural e prazerosa, porque são os eventos que todos os jornalistas querem estar”.

Literatura


Como escritor, publicou dois livros e possui mais dois em produção. As obras já lançadas são: “O time que nunca seria campeão” que diz respeito ao Santos Futebol Clube desde o início do campeonato paulista de 2001 até o título do campeonato brasileiro de 2002.


E o outro é “Meu Pequeno Santista”, que conta a história de uma criança que conhece o Santos FC e aprende a torcer pelo clube, decisão essa que mudaria a sua vida.


Confira a edição em PDF:



Texto e Diagramação: Ana Beatriz Ubrig Coelho

Edição Digital: Rafael Domingues

Comentários


bottom of page