Peruíbe em defesa do Meio Ambiente
- pedrobevilaqua14
- 3 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Desafios e iniciativas para manter a qualidade de ar
Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo, destaca-se por suas deslumbrantes praias
e paisagens diversas. Contudo, a qualidade do ar tem se tornado uma preocupação constante entre os residentes do município entre os residentes do município.
Dessa forma, é importante investigar os principais desafios relacionados à qualidade do ar nessa região e suas consequências.
Peruíbe tem uma combinação única de fatores geográficos e climáticos que podem afetar a qualidade do ar. Por um lado, a localização costeira da cidade e a presença de vegetação nativa podem balancear os efeitos da poluição. Por outro lado, esses fatores a tornam mais suscetível a influências externas, como a poluição do ar de áreas urbanas vizinhas e de atividades industriais, como a construção de uma usina termelétrica em 2018, que foi barrada após uma criação de um projeto que proíbe a instalação de empreendimentos que podem causar danos em suas áreas rurais.

“Não existe justificativa para fazer empreendimento que cause degradação ambiental. Construir uma usina termoelétrica em uma das cidades mais preservadas, com vocação turística, como é o caso de Peruíbe, não pode ser tolerado. O Estado precisa agir e barrar isso”, disse o deputado Luiz Fernando Teixeira.
Há 15 anos, Peruíbe era considerada a terceira cidade com melhor qualidade de ar do mundo. Atualmente Peruíbe não se encontra no top 100 e alguns motivos que causaram essa queda na qualidade podem ser rapidamente explicados.
De fato, o tráfego de veículos, que aumenta bastante durante o verão, quando muitos turistas visitam a cidade, é uma ação significativa na poluição do ar.
Além disso, algumas indústrias locais que foram construídas nesse tempo são fontes regulares de poluentes e quaisquer incêndios na floresta tropical ou queima de plantações nas áreas próximas liberam grandes quantidades de poluição na atmosfera durante uma ou mais temporadas.
Com participação no projeto da praça Flórida e na criação das rampas de skate na praia, o vereador Rodrigo Silva demonstra otimismo em projetos futuros que preservem o bem-estar da população e a conservação da vegetação presente no município.
"Acredito firmemente que um projeto a longo prazo voltado para a melhoria da qualidade do ar é fundamental para garantir um futuro saudável para nossa comunidade. Investir em iniciativas que visem reduzir as emissões de poluentes e incentivar práticas industriais mais limpas não apenas beneficiará nossa saúde e bem-estar, mas também preservará o ambiente natural único que tanto amamos. “




Comentários