top of page

Primeira Impressão cobre eleições desde 1998

  • Foto do escritor: Primeira Impressão
    Primeira Impressão
  • 18 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de nov. de 2022




O jornal-laboratório Primeira Impressão, do curso de Jornalismo, começou em março de 1996. A primeira edição foi preparada pelos alunos do 4º ano e que constituíram a primeira turma de formandos do curso. A partir daí, em todos os anos pares, os alunos passaram a cobrir as eleições, sejam elas municipais e estaduais, além das nacionais. Todos os domingos de votação, eles iam até o local, marcavam com o entrevistado, entrevistavam, produziam as matérias.


É algo que pendura desde a vitória do Fernando Henrique Cardoso em cima de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1998. Claro, como o jornal é regional, esta relação em nível nacional nunca aconteceu. Entretanto, nas eleições municipais o contato sempre foi mais humano, direto, olho no olho com os candidatos e as pessoas que iam ou tinham o interesse em votar.


Em uma conversa com o professor Francisco La Scala, um dos idealizadores do projeto, ele contou que em 2000, em disputa pela Prefeitura, a candidata Telma de Souza foi acompanhada no dia da votação por um repórter do Primeira Impressão. Telma costumava convidar a imprensa para tomar café da manhã na casa dela. E sempre com a presença do Primeira Impressão.


Naquele ano, uma repórter do jornal acompanhou o então candidato Tomas Soderberg. Após votar, o candidato percorreu as seções eleitorais. E a repórter o tempo todo com o candidato, tendo sido inclusive convidada para almoçar com ele e os familiares. Imagina-se o quanto de história e de conteúdo foi possível retirar em tanto tempo de conversa.


Todos os anos que envolvia votação era assim. No domingo, as turmas se revezavam em tarefas para produzir o conteúdo do jornal. Existia a turma da reportagem, da edição, da diagramação, em um trabalho que durava todos os períodos do dia.


Entretanto, neste ano não foi possível aplicar a mesma logística. La Scala, junto com os professores Fernando Peel e Fernando de Maria, disponibilizou pautas referentes às eleições. Durante semanas, os estudantes tiveram tempo para produzir, entrevistar, escrever e diagramar.


Versão impressa:

Clique na imagem e confira a edição completa


Diagramação: Ágata Ferreira

Texto: Vinicius Martins

Comentários


bottom of page