Robson Bastos destaca conquistas e avanços do curso
- Primeira Impressão

- 5 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2023
Robson Bastos da Silva é o atual coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.
Robson Bastos começou a dar aulas muito cedo. Logo que saiu da faculdade entrou no mundo acadêmico e já lecionou em diversas universidades, como a Metodista de São Bernardo do Campo e a Universidade de Taubaté. Por meio de um amigo ficou sabendo que ia abrir o curso de Jornalismo na Unisanta.
Então foi convidado a conversar com Carlos Conde (coordenador da época), que estava iniciando e montando o curso. Dessa forma, foi contratado para dar aula no primeiro ano, que contava com uma turma de Jornalismo e uma de Publicidade, composta por 100 alunos cada uma.
Robson já é coordenador há 18 anos (desde 2005) e afirma que o maior desafio foi a tecnologia. Antes, pelo fato de o curso ter que se adaptar com a transição de máquinas de escrever para computadores e hoje, a preocupação dos alunos compreenderem que o jornalismo atual é mais digital.
Como coordenador, um dos principais objetivos é aproximar o aluno da empregabilidade, usar o TCC como uma porta para o mercado e fazer o aluno ter uma visão empreendedora. Mas a questão maior, continua sendo a ética em trabalhar e apurar a verdade, fazendo reportagens e entrevistas, para trazer experiências para os alunos e também, os professores profissionais, que somente dão aulas.
Segundo ele, o mais importante são as reportagens, o “olho no olho”, que às vezes se perde um pouco por conta da tecnologia. Destaca também que o jornalismo não é só isso, tem assessoria, empreendedorismo, mídias digitais, YouTube, audiovisual e é uma área muito maior.
Em relação aos professores do curso, valoriza muito os dois tipos: os que trabalham em outras áreas fora da universidade, importantes para trazer experiências para os alunos e também, os professores profissionais, que só dão aulas.
Transição
A atualização do projeto pedagógico foi uma das principais transformações, acompanhando as mudanças na área de comunicação e na evolução das tecnologias.
“Hoje, temos uma formação mais ampla, que prepara o aluno para atuar em diferentes áreas da comunicação, como jornalismo, assessoria de imprensa, produção audiovisual, entre outras”, destacou.
Outra mudança importante foi a ampliação dos espaços e equipamentos disponíveis para ocurso. Atualmente, a estrutura é moderna e completa, contando com estúdios de TV, rádio e fotografia, laboratórios de edição de vídeo e áudio, e uma redação-escola equipada com computadores e softwares específicos para a produção jornalística.
Sobre a contribuição do curso de Jornalismo da Unisanta para a formação de profissionais da área ao longo desses 30 anos, Robson afirmou que o curso tem uma trajetória de sucesso.
“Formamos jornalistas que atuam em diferentes veículos de comunicação, tanto em Santos e região quanto em outras partes do País. Também temos ex-alunos que se destacaram em outras áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, produção audiovisual e marketing digital”.
A relação com a comunidade é outro diferencial importante na formação dos alunos do curso, que contam com projetos de extensão e estágios em empresas e instituições da região.
“Essa relação com o mercado é um ponto forte do curso, pois nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula”, acrescentou o coordenador.
Ele espera que o curso mantenha a qualidade, que os alunos entendam que o jornalismo é algo universal e que todos levem o nome e o profissão para frente com amor e carinho. As perspectivas são positivas.
"A área de comunicação está em constante evolução, e o curso de Jornalismo da Unisanta está preparado para acompanhar essas mudanças e formar profissionais cada vez mais capacitados e atualizados”, finalizou.
Confira a edição em PDF:

Texto e Diagramação: Ana Beatriz Oliveira
Edição digital: Felipe S. Santos





Comentários